TARTE DE MORANGOS EM VINHO

Ocasião Especial

Receita para 6 a 8 pessoas

Massa brisa com amêndoas
125 g de açúcar
250 g de manteiga sem sal
5 g de flor de sal
6 g de baunilha em pó
100 g de ovos
75 g de farinha de amêndoa
500 g de farinha de trigo

Preparação
Misturar a manteiga com o açúcar. Ir adicionando os ovos lentamente, de forma a homogeneizar a massa. Misturar a farinha peneirada com a farinha de amêndoa, a baunilha em pó e a flor de sal. Reservar e deixar repousar 12 horas no frigorífico. Forrar um aro para tartes de fundo amovível com a pasta estendida (3 ml de espessura). Picar o fundo com um garfo e deixar repousar mais duas horas no frio. Levar ao forno a 160° C até ganhar cor.

Para os morangos macerados em vinho
Morangos q. b.
Vinho tinto PORTADA q. b.
Açúcar q. b.

Preparação
Cortar os morangos ao meio e colocá-los num recipiente. Polvilhar com açúcar, regar com o vinho, cobrir com película aderente e deixar no frio durante 24 horas.
Para o creme
500 g de natas
500 g de leite gordo
75 g de açúcar
400 g de ovos
80 g de farinha Maizena

Preparação
Misturar bem as natas com o leite, o açúcar e os ovos. Por fim, acrescentar a farinha Maizena e mexer bem para que fique uma massa homogénea.

Montagem
Depois de arrefecida, forrar a tarte com os morangos previamente escorridos e cobrir com o creme. Cozer tudo a 200° C durante 30 minutos (verificar a cozedura) mas, 10 minutos antes do tempo, retirar a tarte do forno e espalhar massa Kadafai por cima (comprar nas lojas Gourmet). Pincelar com a calda da maceração dos morangos e polvilhar com açúcar em pó. Levar novamente ao forno e deixar acabar de cozer. Depois de cozida e fria, decorar com bagos de groselha.

Acompanha com Point West